Top 10 línguas mais faladas no mundo

Top 10 línguas mais faladas no mundo, veja ranking e números

O nosso mundo tem mais de 7,95 bilhões de habitantes. E eles falam mais de 7 mil línguas ou dialetos diferentes. Porém, somente 23 línguas são faladas pela mais que metade da população do mundo.

E neste artigo iremos ver o ranking de Top 10 línguas mais faladas no mundo!

10. Indonésio (198 milhões de falantes)

  • Falantes nativos: 43 milhões
  • Falantes não nativos: 155 milhões

Bahasa indonésio é a língua oficial da Indonésia, o quarto país mais populoso do mundo. Curiosamente, não é a língua nativa da maioria de seus falantes. Em vez disso, é um segundo idioma necessário para o entendimento mútuo em um país com mais de 200 idiomas.

9. Português (234 milhões de falantes)

  • Falantes nativos: 221 milhões
  • Falantes não nativos: 13 milhões

O português é outra das línguas que se expandiu no período colonial europeu. Hoje é a língua oficial de nove países divididos entre Europa, América, África e Ásia. O Brasil é o maior país desses nove e tem a maior quantidade de falantes de portugal. Além disso, é a língua mais falada no hemisfério sul. É também uma prova obrigatória no Enem para depois usar no SISU.

8. Russo (258 milhões de falantes)

  • Falantes nativos: 154 milhões
  • Falantes não nativos: 104 milhões

Menos surpreendente é a inclusão do russo entre as línguas mais faladas globalmente se pensarmos na história e nos territórios russos. É a língua oficial de quatro países, mas as pessoas também a falam em todas as partes da antiga União Soviética. É a língua com o maior número de falantes nativos em toda a Europa.

7. Bengali (265 milhões de falantes)

  • Falantes nativos: 228 milhões
  • Falantes não nativos: 37 milhões

Bengali é a língua oficial de Bangladesh. Além disso, as pessoas falam em algumas áreas da Índia e da Birmânia. Pode ser uma surpresa que uma língua falada em um território tão pequeno apareça em uma lista das línguas mais faladas do mundo. No entanto, faz sentido quando se pensa na densidade populacional daquela região.

6. Árabe (274 milhões de falantes)

  • Falantes nativos: 245 milhões
  • Falantes não nativos: 29 milhões

O árabe é a língua oficial de 26 países. Devido a essa abrangência territorial, é na verdade um conjunto de dialetos. É também a língua litúrgica do Islã.

Não é apenas a língua que guarda o enorme legado cultural do mundo árabe, mas também uma ferramenta necessária para o campo dos negócios naquela região do mundo.

5. Francês (280 milhões de falantes)

  • Falantes nativos: 77 milhões
  • Falantes não nativos: 203 milhões

O colonialismo permitiu que o francês se espalhasse pelo mundo. Hoje é a língua oficial de 29 países em diferentes continentes.

Se o inglês é a língua dos negócios, o francês é considerado a língua da cultura. A sua enorme importância reflecte-se também no facto de ser a terceira língua com maior número de falantes não nativos.

4. Espanhol (534 milhões de falantes)

  • Falantes nativos: 460 milhões
  • Falantes não nativos: 74 milhões

O espanhol é a segunda das línguas mais faladas globalmente em termos de número de falantes nativos. Além disso, é a mais falada das línguas românicas, sendo a terceira mais utilizada na internet.

A sua enorme expansão colonial levou-o não só à América, mas também à África e à Ásia. Devido à migração, os Estados Unidos são o segundo país com o maior número de falantes de espanhol no mundo.

3. Hindi (615 milhões de falantes)

  • Falantes nativos: 341 milhões
  • Falantes não nativos: 274 milhões

O hindi é, junto com o inglês, uma das 22 línguas oficiais da Índia 🇮🇳, o segundo país mais habitado do mundo. A diversidade linguística da região (mais de 1.600 línguas coexistem) explica o alto índice de falantes não nativos que a utilizam como língua franca.

2. Mandarim (1.117 milhões de falantes)

  • Falantes nativos: 918 milhões
  • Falantes não nativos: 199 milhões

Adicionando falantes nativos e não nativos, o mandarim é a segunda língua mais falada no mundo. No entanto, é o primeiro, se apenas os falantes nativos forem levados em consideração.

O mandarim não é realmente uma língua, mas um conjunto de dialetos da língua chinesa. O que unifica esses dialetos sob o mesmo nome é que seus falantes podem se entender.

Curiosamente, 20% das pessoas que se conectam à internet falam chinês, mas apenas pouco mais de 1% do conteúdo disponível na web está no idioma chinês.

1. Inglês (1.132 milhões de falantes)

  • Falantes nativos: 379 milhões
  • Falantes não nativos: 753 milhões

Como o latim ou o grego na época, o inglês é a língua universal de hoje. É o idioma padrão em negócios internacionais, turismo, tecnologia e muito mais.

Uma pessoa bilíngue, que fala espanhol e inglês, pode entender 1 em cada 3 pessoas que se conectam à Internet. Além disso, ele pode acessar mais de 60% de tudo publicado na web. E Inglês também é uma prova obrigatória no maior exame para ingresso a faculdade da do mundo: Gaokao da china, e também é prova obrigatória no segundo maior exame do mundo: ENEM. E não tem dúvida que inglês é um idioma muito importante.

E quais línguas você podem falar? Deixe seu comentário. Além disso, nosso site pronúncia popular é um portal onde todo mundo pode pronunciar as palavras portuguesas e ajudam outros a aprender falar português.

Acha que pode pronunciar melhor? Clique no botão abaixo e grave sua pronúncia.