matrícula rio

Matrícula Rio – pré-matrícula carioca, calendário, inscrição, consulta resultado

Você é pai ou mãe de um aluno que vai estudar na escola no ano letivo 2023? Ou você é um jovem ou adulto que parou de estudar e agora quer voltar a continuar seu estudo? Você mora em Rio de Janeiro e quer estudar na rede municipal de ensino? Bom! Tá no artigo certo, vamos explicar como fazer inscrição na matrícula rio 2023. Fique por dentro do calendário, como consultar resultados.

Quem quer estudar na rede municipal Carioca precisa fazer matrícula pela internet

rede municipal Carioca

Com o objetivo de facilitar as matrículas nas escolas de rede municipal da prefeitura do Rio De Janeiro para ano letivo 2023, a Matrícula Rio procura agilizar e modernizar a vida da população no processo de matrícula de seus filhos na escola. Matrícula online não tem burocracia e é um jeito justo para todos inscritos.

Ao entrar no site é possível solicitar a inscrição, consultar o andamento das inscrições, as vagas que cada escola possui, alteração de dados caso for necessário, entre outros.

A SME da prefeitura do Rio de Janeiro teve essa iniciativa que vem ajudando muitos estudantes. Dessa forma, o objetivo é sempre trazer a tecnologia.para que cada vez mais a população tenha um maior acesso à educação com facilidade e excelência.

Quem Pode Fazer a Matrícula Rio 2023

alunos na rede municipal Carioca

É importante que você fique atento a fase e data de cada aluno e os processos que deve ser realizado para garantir a vaga. Veja seguintes quem devem fazer inscrição online!

  • Rematrícula: Para quem vai continuar na mesma escola que já está matriculado, mas vai fazer a matrícula para o próximo ano. Basicamente, esse processo é automático e feito na unidade escolar atual do aluno.
  • Transferência: Quem desejar se mudar de escola na rede municipal. Isso é necessário para quem muda de residência ou só quer mudar de escolar por seu próprio motivo.
  • Pré-matrícula (novos alunos para creches, pré-escola e Ensino Fundamental):  A pré-matrícula serve para aquele aluno que nunca foi matriculado em escola da rede municipal do Rio de Janeiro. Então, podem ser novos alunos para creches, pré-escolas e ensino fundamental, dependendo da sua idade.
  • Efetivação da Matrícula: Após reservar a sua vaga pela ‘internet’ vem o processo de confirmação, que é quando o responsável ou o aluno deve entregar os documentos para a Instituição que ele vai estudar e assinar a solicitação para matrícula.

E em seguida, vamos entender as idades etárias para participar da cada fase de inscrição online.

Forma de Ensino das Rede Municipal

Antes de mais nada, precisamos chamar a atenção para como funciona o processo de ensino na rede comunitária, onde vai desde a creche até a educação especial. A rede municipal não é responsável pelo ensino médio, portanto não está contemplada, mas essa escolarização dos alunos é de responsabilidade do estado.

A seguir, veja como o Município trabalha com as crianças e adultos no processo de aprendizagem.

  • Creche: São para crianças dos 6 meses aos 4 anos. Neste período as habilidades básicas da criança são trabalhadas, como a coordenação e convívio social.
  • Pré-Escola: Período em que a pré-alfabetização e habilidades de coordenação motora fina são estimuladas e trabalhadas nas crianças de 4 a 6 anos.
  • Ensino Fundamental: Novos alunos que tem completado 6 anos até dia 31 de março podem fazer inscrição no primeiro ano do Ensino Fundamenta na rede municipal de rio de janeiro.
  • EJA: Adultos ou adolescentes participam dessa grande. É direcionado para adolescentes ou adultos que não puderam concluir seus estudos. Segundo o IBGE os principais motivos aparentes pelos jovens não terminarem seus estudos relacionam a vida pessoal, muitos jovens viram pais logo cedo,

O EJA funciona no período da noite oferecendo oportunidade do estudante concluir seus estudos.

  • Educação Especial: Esse módulo é voltado  para crianças com alguma deficiência, sendo ela física ou mental. Esse módulo é para crianças ou adolescentes onde seus estudos precisam de acompanhamento por uma assistência especial.

Calendário Matrícula Rio 2023

As inscrições têm uma ordem, desde a matrícula para a educação especial até a educação de jovens e adultos. As matrículas começam com a educação especial, creches, transferências e novos alunos, respectivamente. Fique com as datas a seguir:

Creches (inscrição presencial)
*Crianças entre 6 meses a 3 anos e 11 meses
17 a 23 de novembro de 2022
Transferência interna da rede municipal
Novos alunos para creches públicas (inscrião digital)
*Crianças entre 6 meses a 3 anos e 11 meses
1 a 6 de dezembro de 2022
Inscrições dos alunos da educação especial8 a 13 de dezembro de 2022
Transferências internas para pré-escola
*entre 4 a 6 anos
4 a 8 de janeiro
Transferência internas para alunos do EF
Inscrição no EJA
12 a 15 de janeiro
Novos alunos faz:
Inscrição para Pré-escola
Ensino Fundamental
EJA
18 a 23 de janeiro
Calendário Matrícula Carioca 2023

Passo a Passo para fazer a Inscrição na matrícula.rio

Passo a Passo para fazer a Inscrição na matrícula.rio

Para continuar com sua inscrição através do Matricula Rio é simples e rápido de fazer. Mas lembre que ordem de inscrição não decide sua vaga for garantida. A vaga é alocada de acordo com vários fatores. Vamos te mostrar o passo a passo a seguir para fazer inscrição digital.

Passo a passo da Inscrição:

formulário de inscrição matrícula rio
formulário de inscrição matrícula rio
  • Primeiro, acesse o site oficial da Matricula Rio 2023 pelo link de endereço eletrônicio aqui;
  • Clique no botão na página inicial: Fazer inscrição
  • Após isso, preencha todos os campos do formulário com seus dados e as informações;
  • Depois, envie o formulário que você preencheu com todos os seus dados e aguarde a escola o contato da escola.

As matrículas Rio 2023 são realizadas em fases, como, por exemplo, na fase 3 é para quem deseja estudar em escola de rede municipal e quem deseja trocar de escola, turma ou turno.

Claro, após passar por todos os processos você ficará na lista de espera. Quando surgirem vagas para o seu caso, a escola entrará em contato solicitando a sua presença.

É de suma importância que você guarde todas as informações fornecidas por e-mail sendo senha e e-mail, para que no momento de acesso ao site você consulte as informações sobre a matriculada.

Leia também: Matrícula Angra dos reis

Como Fazer para consultar/ alterar a inscrição

consultar/ alterar a inscrição

No processo de inscrição há a possibilidade da verificação do andamento da inscrição. Além disso, também é possível realizar a alteração de algum dado .

Como alterar sua inscrição

Ao acessar o site, o painel principal vai aparecer, seguindo isso, clique em Login Aluno;

  • faça login com o seu email e senha. Caso você não tenha, clique na opção ‘não possuo cadastro’, faça o seu cadastro de forma rápida e fácil.
  • Após completar todas as etapas, clique na opção “acessar”.

Como consultar a inscrição

Para consultar a sua inscrição, deve acessar o site oficial da matricula rio pelo link mencionado acima. Depois, clique no botão: consultar inscrição no canto superior direito. Acessar a página e informa seu número do protocolo ou inscrição, e faça a consulta.

Consultar resultados

Os resultados são divulgados em janeiro quando as transferências e inscrições dos novos alunos concluirem suas inscrições nas creches, pré-escolas e escolas de ensino fundamental.

Para consultar o resultado onde o aluno foi alocado, é preciso entrar no website de matricula.rio e clique no botão: Consulta resultado da inscrição.

Espero que todos alunos consiga uma vagas nas escolas que ficam mais convenientes para eles.

Conclusão

Enfim, gostaríamos de ressaltar que as matrículas para rede municipal da cidade rio de janeirio devem começar em janeiro. As datas ainda já são confirmadas. Anote as datas e não perca o prazo de inscrição.

Acha que pode pronunciar melhor? Clique no botão abaixo e grave sua pronúncia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.