sisu 2024 inscrição

Sisu 2024 – cronograma, inscrições, requisitos, resultados, lista de espera e mais

A página do participante do Sisu é uma área exclusiva para o candidato na hora de selecionar uma vaga na universidade. Por meio desse ambiente virtual, o aluno pode se matricular, acompanhar sua matrícula, obter informações de seleção e outros detalhes!

Entenda SISU

Com grande procura, o Sisu – Sistema de Seleção Unificada tornou-se um dos melhores canais para ingresso em uma universidade federal. Com isso, o candidato se cadastra na página de participante do Sisu e espera ser selecionado em um dos dois cursos que escolheu.

Então, se você participou do Enem, obteve no mínimo 450 pontos e não tirou zero na redação, está apto a se inscrever. Mesmo que você nunca tenha obtido um diploma de bacharel, esta é sua chance de conseguir um!

Saiba a seguir como participar, o período de seleção e como saber o resultado, além de conhecer outros elementos que compõem o programa.

Quais são os requisitos para me inscrever?

Para se inscrever no Sisu você precisa estar dentro de alguns requisitos básicos. Veja cada um a seguir:

Está dentro dos requisitos e quer saber sobre as vagas? Veja a seguir como acessar a página do Sisu para fazer sua inscrição.

Sisu página do participante – Como participar e ter acesso?

Sua participação na Página de Participantes do Sisu é fundamental, pois você pode conquistar uma vaga no curso de seu interesse. A participação e acesso a este sistema é muito fácil e simples e dá-te o direito de gerir todos os processos!

Portanto, tenha em mãos o seu número de inscrição no Enem e a senha atual que você usou para se inscrever com você. Agora siga estes passos para se inscrever no processo seletivo!

Pronto! A sua inscrição foi concluída e agora é só esperar pela chamada regular onde serão selecionados os potenciais candidatos.

Como funciona o processo seletivo pelo SISU 2024

Para saber mais informações sobre o período da inscrição e outras informações sobre a seleção de candidatos, leia abaixo:

Cronograma para SISU 2024

O cronograma com as etapas e prazos do Sisu são definidos logo na publicação do Edital. Sendo assim, você acessa o site e pode visualizar cada evento com as datas pré-estabelecidas.

De acordo com o cornograma, as etapas seguem assim:

Edital SISU 202429 de dezembro de 2023
Inscrições Sisu 202331 de janeiro de 2024 – 3 de fevereiro de 2024
Resultado primeira chamadaFevereiro de 2024
Lista de esperaFevereiro de 2024

Como fazer inscrições para Sisu 2024

Primeiramente, antes de inscrição, veja se você tem direito a participar do sisu, o requisito é: ter tirado nota acima de zero na redação do Enem 2023.

Como nos anos anteriores, cada candidato poderá se inscrever em até duas vagas, especificando a ordem de preferência e o turno no qual pretende estudar.

Também é necessário definir qual a modalidade no qual o aluno se encaixa – ampla concorrência ou alguma relativa às ações afirmativas (com critérios raciais ou sociais).

Primeiro passo:

As inscrições serão feitas no site oficial do programa: http://sisu.mec.gov.br/. E lembre que as inscrições são gratuitas e isentas de taxas.

Segundo passo

Preencha os campos no formulário, selecione duas opções de curso e confirmar a sua inscrição sisu.

Terceiro passo

Conclua todo o procedimento e confira se as suas opções estão de acordo com o que você deseja.

    Consulta do resultado

    Resultado do Sisu 2024 pode ser segunda chamada para vaga do Sisu. O resultado deve ser divulgado poucos dias depois da sua participação na lista de espera. Para consulta o resultado, pode verificar os seguintes três métodos:

    Nota de corte será definida baseado nas vagas e inscritos. A nota será divulgada oficialmente pelo Mec.

    Do dia 30 de janeiro até as 23h59 de 7 de fevereiro, os candidatos poderão manifestar interesse em alguma vaga para a qual não foram aprovados na primeira chamada. Só será permitido marcar o curso colocado como 1ª opção na inscrição.

    As convocações serão feitas pelas universidades, em calendário definido por elas. Cabe ao candidato acompanhar os prazos.

    Como participar da lista de espera

    Mais uma chance de você concorrer a uma vaga na lista de espera Sisu 2024, uma etapa que ocorre após a chamada regular. Então, fique atento as informações abaixo e participe dessa seleção!

    A lista de espera Sisu 2024 é uma das alternativas para os candidatos que não foram selecionados na chamada regular. Sendo assim, o programa concede mais essa chance de concorrer a vagas, tanto na primeira como segunda opção de curso.

    Por isso, se você deseja ingressar em uma universidade pública pode aguardar o período das inscrições e manifestar interesse. Lembrando que é sua a responsabilidade de solicitar que o seu nome seja incluído nessa lista de espera.

    O programa Sisu 2024 não faz esse procedimento automático, pois ele é voluntário! Isso significa que você é que precisa pedir para participar. E essa ação é feita na página do Sisu mediante login e senha atual cadastrada. Lembrando que as inscrições são online e gratuitas!

    Inscrições na lista de espera do Sisu 2024

    Caso você cumpra com o requisito exigido do programa, chegou a hora de participar da seleção. Para essa etapa, você deverá acessar a página do Sisu, entrar com o seu login e senha de acesso ao Enem, verificar o seu boletim e clicar na opção de lista de espera.

    Não esqueça que para essa etapa o prazo é curto. Então, fique bem atento quando estiver aberta a inscrição. A manifestação de seu interesse em participar da lista de espera é voluntária e deve ser feita pela internet.

    Para te ajudar, faça o seguinte:

    Para você saber se foi ou não selecionado basta se dirigir até a instituição de ensino superior pelo qual escolheu na inscrição e buscar informações. O Sisu não envia nenhum resultado para o candidato, ou seja, ele mesmo terá que buscar dados de andamento de sua participação.

    Informações úteis sobre o programa

    Aqui estão algumas informações úteis para você saber mais a respeito desse programa. Então, eis abaixo:

    Para saber mais informações e acompanhar esse processo de seleção, então, clique em Sisu MEC.

    Acha que pode pronunciar melhor? Clique no botão abaixo e grave sua pronúncia.